Normalmente os muros de arrimos são utilizados em obras de terraplanagem com o objetivo de ganhar áreas planas em terrenos acidentados. Também é comum a sua utilização em obras de recuperação de desbarrancamentos e estabilização de taludes e encostas.
A escolha do tipo de muro de arrimo a ser utilizado em uma obra está vinculada a região da terraplanagem em que ele será implantado (região de corte ou aterro) devido aos aspectos executivos envolvidos na sua construção.
Outro aspecto importante diz respeito ao acesso para execução do muro que impacta diretamente no custo e no prazo para a execução do arrimo. Portanto torna-se extremamente importante a execução de um estudo levando-se em consideração todos esses itens antes da escolha definitiva do arrimo a ser projetado.
Os projetos dos muros de arrimo desenvolvidos pela Infraestrutura são estudados e detalhados para que a viabilidade técnica-executiva e econômica seja aliada a uma vida útil compatível com o porte e responsabilidade da obra.