Orientações para o desenvolvimento de projetos de Terraplenagem

Com base na topografia do terreno e no projeto arquitetônico de implantação, os projetos de terraplenagem deverão garantir a estabilidade geotécnica do maciço segundo as Normas Brasileiras NBR 11682 e NBR 5681. Para tanto deverá ser executada uma campanha de investigação geotécnica preliminar compostas por sondagem à percussão, tipo SPT.

Nas situações mais críticas, tais como taludes muito íngremes, altos e aterros sobre solo mole, deverão ser indicados ensaios específicos executados em laboratório ou ensaios in situ. Para que não ocorra o deslizamento de solos em taludes projetados, deverá ser feito uma análise da estabilidade dos taludes propostos em projeto.

Sempre que possível deverá ser garantido, no projeto de Terraplenagem, a compensação dos volumes entre corte e aterro, com o objetivo de minimizar possíveis bota-fora e/ou empréstimo. Por vezes essa situação acaba gerando a necessidade de um projeto de Muro de Arrimo, para que ocorra o equilíbrio entre os volumes.

Modelagem do Projeto

Para a obtenção dos volumes de terraplenagem, é realizada modelagem do projeto e terreno natural com o auxílio do software da Autodesk, Autocad Civil 3D. Tal modelagem poderá ser fornecida para compatibilização das disciplinas na plataforma BIM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM:

Blog

Ruptura das Contenções

A ruptura das contenções em regiões urbanas causam prejuízos imensuráveis devido aos seguintes itens: – Interdição das edificações vizinhas; – Acomodação das famílias que tiveram

LEIA MAIS >>